Semana Bossa Nova: João Donato

JOÃO DONATO inaugura o seu projeto “Sotaques” no Espaço do Brasil, em Lisboa, no evento “Ano Brasil Portugal”. O pianista, compositor e arranjador de 78 anos, considerado um dos arquitetos da batida da Bossa Nova, estará acompanhado pela sua banda formada por três dos maiores instrumentistas brasileiros: Robertinho Silva, na bateria; Luiz Alves, no contrabaixo; e Ricardo Pontes no sax e na flauta.

O sotaque do seu piano e de seus arranjos está presente em boa parte da melhor produção musical brasileira nos últimos 50 anos: não só desde os “primórdios” da Bossa Nova, mas passando pela Tropicália, pelo Pop, Samba, MPB e muito, muito mais. Idolatrado por músicos e intérpretes dos mais variados estilos e gerações, a começar por Tom Jobim – que se dizia seu discípulo, João Donato é considerado inesgotável! Agora, no Carnaval de 2013, apresentou-se de forma empolgante para um público estimado em, no mínimo, 15 mil pessoas nos Arcos da Lapa, a convite do tradicional Cordão do Boitatá; da mesma forma que, em 2011, no Rock in Rio, teve o show com a cantora Céu classificado como um dos melhores do Palco Sunset daquela edição! Seja pelo Brasil, seja no exterior, para grandes plateias ou em pequenos teatros, Donato, ao piano, sempre surpreende!

E nessa plenitude que ele retorna a Portugal, com esse espetáculo “Sotaques” que fará parte de uma série de comemorações focadas na celebração dos seus 80 anos, em 2014. Curiosamente, em 2009, foi lá que Donato iniciou maravilhosamente a turnê dos seus 75 anos com um grandioso show no Porto. Então, é só “alegria, alegria”!

É o nosso João Donato diverso com sua obra transversal no tempo e em estilos! Este grande talento se apresenta sábado, às 22H30, no Espaço Brasil. Imperdível!

Deixe um comentário