6 Dicas para sempre se sair bem em redações

A redação é a parte discursiva de muitas provas e concursos. Na vida acadêmica o estudante começa a trabalhar com ela no ensino fundamental e coloca seus conhecimentos à prova em diversos momentos no ensino médio e superior. Para se sair bem em tais avaliações há boas dicas de especialistas. Confira algumas a seguir.

Dicas para escrever bem uma boa redação em provas

A prova de redação é um dos principais temores dos concursos públicos, vestibulares e dos alunos concluintes do ensino médio. Sem motivos. É uma prova simples e como qualquer outra exige preparação antecipada. Para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio 2024 quanto antes iniciarem os treinos melhores. E boas dicas são:

Use frases simples e diretas

Escrever bem não significa escrever textos longos. O uso da pontuação deve ser dominado e frases curtas são muito mais fáceis de serem lidas e assim acompanhar melhor a ideia da produção.

Uma boa frase para redação pode se estender por no máximo duas linhas da folha de respostar. Ir além disso é criar um período longo demais e com chance de cometer erros de pontuação e no uso dos verbos.

Se a banca não pedir não coloque um título

Pensamento estranho? Na verdade, estamos pensando em evitar erros. Quando o título é opção rende pontos extras e não será perdido nada se houver erros. Quando é obrigatório é indicado criar um com relação ao tema de forma direta. Jamais repita o tema como título.

Leia jornais e assista-os

O tipo de escrita dissertativa precisa de argumentação e informações. No geral as bancas organizadoras usam temáticas em pauta de discussão recente e temas de conhecimento geral. Os jornais, revistas e sites de notícias oficiais podem fornecer tanto a ideia de os principais temas de discussão como dar informações de como argumentar contra ou à favor.

Usar informações relevantes e de conhecimento do corretor porque são de domínio púbico vão ajudar a embasar sua teoria sem medo de falsas informações.

Revise com atenção o rascunho

Cobras e concursos costumam retirar décimos de pontos por cada erro de grafia. O maior pecado de uma boa prova de redação é perder pontos quando na verdade se sabe escrever a palavra. Reler o texto antes de iniciar a cópia para a versão definitiva ajuda a evitar.

Não use palavras as quais não saiba o significado

Não perca pontos por mudar o sentido da frase. Dominar a linguagem culta é importante mas usar palavras bonitas apenas para deixar a redação mais bonita é um dos erros mais comuns. Se não domina de fato o significado de uma palavra não a use ou pode perder a coerência textual e pontos importantes.

Escolha uma linha de pensamento a qual você consegue defender

A argumentação de um tema só será considerada válida em uma redação se os argumentos forem bem usados. Se houver uma defesa de fato com informações reais as quais podem ser comprovadas. Isso só será possível se você dominar o tema.

Ter um ponto de vista em uma redação é importante mas saber defendê-lo é ainda mais importante.

Deixe um comentário